O norte-americano James Foster é um dos destaques internacionais confirmados no evento, programado para os dias 11 e 12, em Carapicuíba
Nos dias 11 e 12 de março, a pista do Caracas Trail, em Carapicuíba, considerada a melhor da América Latina, receberá o melhor do bicicross estilo livre do país e alguns destaques internacionais para a disputa da sexta edição do BMX Estilo Livre 2023. A competição colocará à prova a habilidade e radicalismo dos competidores em manobras radicais, numa disputa empolgante e de grande beleza visual. Nesta edição, uma das grandes atrações será a participação do norte-americano James Foster, bicampeão dos X-Games (2017 e 2018), que encabeça a relação de convidados do exterior e fará sua estreia no evento.
A programação do BMX Estilo Livre 2023 começará no dia 9, com treinos livres. No dia 10 será a vez dos treinos oficiais, enquanto as sessões classificatórias ficarão para o dia 11, estas com transmissão ao vivo pelo Canal SporTV. A final no domingo, dia 12, reunirá os oito mais bem colocados, com transmissão no Esporte Espetacular, no quadro “Verão Espetacular”.
Depois de uma base sólida feita em corridas de BMX e Motocross, James Foster mudou para o BMX freestyle, destacando-se em 2014 ao ficar em segundo lugar no Dreamline, um dos mais complicados eventos de BMX Dirt. A partir daí, conquistou inúmeros resultados positivos, centre eles seis medalhas nos X-Games, com destaque para as vitórias em 2017 e 2018.
Mas, na edição de 2019 dos X-Games, ele sofreu uma queda de quase dez metros na final da do Big Air, fraturando o quadril e o fêmur. Com foco e determinação, ele conseguiu dar a volta por cima e retornou ao circuito para seguir brigando no topo. Agora, o público brasileiro poderá ver de perto essa fera do BMX mundial.
Outro grande nome confirmado neste ano em Carapicuíba é o argentino Daniel Chaves, vice em 2022, que retorna ao Brasil na condição de um dos fortes nomes na briga pelo primeiro lugar. No currículo, ele tem o vice-campeonato do Toyota BMX Triple Challenge Final, em 2020, o 11º na USA BMX The Finals UCI Men C1, e neste ano, o 28º na Copa do Mundo da UCI de BMX Freestyle. Destaque também para seu compatriota Ezequiel Helmreich.
A lista ainda tem confirmados nomes fortes do circuito internacional como os colombianos Jorge Arias Ceballos, Jhon
Jairo Peña Zapata, Carlos Alfredo Caycedo, Nicolás Castillo Jurado e Juan Sebastián Vaca Martínez, e o norte-americano Anthony Napolitan, todos com participação anterior no evento e conhecidos do público brasileiro.
A modalidade e sistema de disputa
A modalidade é o BMX Dirt Jumping, que é praticado em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas, podem ser rampas únicas, doubles, ou sequências chamadas de trails. As manobras são uma mistura das manobras vistas no vert com os grandes saltos do bicicross.
O formato de disputa do evento prevê duas fases, a de qualificação e a final. Na primeira, serão duas voltas, que ao final apontarão os oito mais bem classificados para a fase final. Na final, serão três voltas, valendo a média das duas melhores. Em caso de empate, serão considerados pelo maior número de resultados expressivos e, se mesmo assim continuarem iguais, o critério será feito pela quantidade de manobras em cada rampa.
A avaliação do BMX Estilo Livre é feita por três jurados, sendo um deles o chefe (head judge). Estes avaliarão o desempenho dos atletas baseados em cinco critérios de julgamento: estilo, perfeição de execução das manobras, dificuldade de execução das manobras, suavidade e fluidez nos saltos e não pedalar. Além disso, a avaliação leva em conta as manobras executadas com estilo e segurança. O resultado será a média da pontuação dos três juízes, sendo descartadas as notas mais alta e mais baixa.
O BMX Estilo Livre 2023 tem organização e realização da Esporte Multiplataforma e Instituto Apoio ao Atletas e Esporte, com patrocínio de Monster Energy Drink, Torra, HD, Dorflex e Pixbet, com apoio especial da Prefeitura de Carapicuíba.
Resultados 2022
1) Gustavo Batista “Balaloka”(BRA), 88,20
2) Gabriel Chaves (ARG), 87,97
3) Cauan Madona (BRA), 87,10
4) Felipe Manerim (BRA), 86,50
5) Leandro Moreira “Overall”(BRA), 83,53
6) Gabriel Ribeiro “Durace” (BRA), 76,17
7) Mauro Júnior (BRA), 72,53
8) Paulo Saçaki (BRA), 45,87