Maior festival da bicicleta da América Latina também bate recorde na quantidade de visitantes. As 48,8 mil pessoas que visitaram o evento no Memorial da América Latina, em São Paulo, de 18 a 21 de agosto, representam 20% a mais que na edição anterior, antes da pandemia

A edição 2022 do Shimano Fest 2022 recebeu 48.8 mil visitantes ao longo de quatro dias, no Memorial da América Latina, em São Paulo, um crescimento de 20% em relação a 2019, último ano presencial antes da pandemia. O volume de negócios também superou as expectativas. Com 230 marcas nacionais e internacionais, o maior festival latino-americano da bicicleta, com patrocínio máster da OGGI Bikes, movimentou R$ 45 milhões, aumento de 30% se comparado ao evento presencial anterior.

No sábado e domingo, público teve acesso livre
(Foto: Cesar Delong / Shimano Fest)

Jaime de la Rica, diretor geral da Shimano Latin America, comemora o sucesso da retomada do Shimano Fest ao modelo presencial após três anos.

“Realmente a Shimano transformou São Paulo na capital latino-americana da bike nesses quatro dias. O aumento no número de visitantes e volume de negócios atesta que estamos no caminho certo. Seguiremos trabalhando para atender esse mercado cada vez melhor, garantindo produtos de qualidade, confiabilidade, segurança, tecnologia e desempenho, como só a Shimano sabe fazer”

ressalta Jaime de la Rica.

O Shimano Fest 2022 se estruturou no Memorial da América Latina para receber mais pessoas, mais expositores e mais profissionais do setor (somente o número de profissionais credenciados superou a casa dos 7.200, recorde para o evento). Para isso, o festival passou por reformulação estrutural e ganhou uma área de exposição das empresas 60% maior que há três anos, passando de 2.293 m2 para 3.700m2.

Novidades da OGGi chamaram atenção
(Foto: Cesar Delong / Shimano Fest)

“Além do enorme volume de público e números altamente positivos nos negócios, há outro fator igualmente importante a ser festejado no Shimano Fest. Nossa filosofia de trabalho para a edição 2022 foi chamar a atenção e envolver o nosso segmento em iniciativas voltadas à preservação do planeta. A bicicleta é um veículo sustentável e é nossa missão levantar a bandeira pelo meio ambiente. Promovemos palestras e espaços para discussão sobre o tema como parte da nossa colaboração para um futuro melhor. E já vamos começar a trabalhar para a edição 2023, que também será em agosto”

completa Rogério Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America.

Entre as ações voltadas à preservação da Natureza, a Shimano contou com a parceria com Mariana Mennato, fundadora do Projeto Seu Lixo Meu, que ministrou palestras com o tema “Seu Lixo Meu”. A organização do Shimano Fest incluiu o Espaço Black, que recebeu empreendedores da bicicleta que representam minorias, como a Bicipreta – empresa de mobilidade de Salvador; Pedalar – empreendimento de Queimados, região periférica do Rio de Janeiro, onde promove equidade social através da capacitação, produção e venda de quadros de bambu; MGLV – estúdio criativo que traz discussões de raça e gênero para o  âmbito da mobilidade urbana, moda, e produção artística.

Área de exposição recebeu grande público todos os dias
(Foto: Cesar Delong / Shimano Fest)

A tradição do Shimano Fest vai de encontro a relação do paulistano com a bicicleta, que tem se tornado mais forte nos últimos tempos. Hoje, São Paulo tem uma frota de bikes que ultrapassa a casa do 1,6 milhão. É a cidade com maior malha cicloviária do país, com 699,2 km, número que pode chegar a mil quilômetros até 2024. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), somente no primeiro trimestre deste ano, o fluxo de ciclistas cresceu 22,8% nas três das principais vias da cidade. A Ciclovia Novo Rio Pinheiros, por exemplo, recebeu 230 mil acessos, o equivalente a 60% do total observado em todo o ano passado.

O Shimano Fest foi uma realização da Shimano, com oferecimento da OGGI. Teve patrocínio da XPTO Eventos, Porto e Powerade e produção da Gorgeous Events. 

Serviço:
Shimano Fest 2022
18 a 21 de agosto – Memorial da América Latina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

Edu Cara de Barro

Um apaixonado pelo ciclismo e pelas histórias que ele nos permite criar. Pedalando, busco viver experiências que inspiram, conectam pessoas e transformam vidas, sempre guiado pelo lema: criar histórias e experiências positivas com a bike.

Posts relacionados

Giro amplia linha no Brasil com novas luvas Jag, Bravo II Gel e Trixter

Com novos acabamentos para modelos consagrados, Giro aumenta aposta no mercado nacional da bike com novidades para estrada, gravel e MTB Capacetes,...

Leia tudo

Campeonato Brasileiro de Gravel 2026: Quem será nosso primeiro campeão?

O cara que é do asfalto, trilha e estradão chega a tremer de emoção com essa notícia. O Brasil está prestes a...

Leia tudo

Por que o U2e PRX é o medidor de potência que você deveria ter – segundo quem entende do assunto

“O PRX é um medidor de potência que traz uma série de soluções importantes, até para quem não tem alto nível de...

Leia tudo
Cinturato Gravel H

Conheça a nova linha dos pneus Pirelli para gravel, que acaba de chegar ao Brasil

Inovar de forma constante é uma das maiores forças da Pirelli, tradicional fabricante de pneus para praticamente todos os tipos de veículos...

Leia tudo

U2e PRX: medidor de potência fabricado no Brasil, compatível com pedais Shimano

Com alta tecnologia, U2e PRX tem preço competitivo e aposta na compatibilidade com Shimano para conquistar ciclistas que buscam desempenho e precisão....

Leia tudo

De volta à poeira de Mariana: Por que vou encarar o Iron Biker Brasil 2026 após 10 anos?

Sabe aquele pedal ou evento que você está doido pra ir, mas sempre rola algo que parece te impedir? Pois é, assim...

Leia tudo