Medo de andar de bicicleta em grupos? Acidentes no ciclismo e no mountain bike acontecem. Mas alguns podem ser evitados tomando certos cuidados. Diria que a Palavra é prevenção. Perca o medo com estas dicas do Mountain Bike Brasil.
Então vamos ver algumas causas que me lembrei e fui listando agora. Vejamos as principais causas de acidentes de ciclismo, como evitá-los e como, se você tiver que… cair!
Acidentes no Ciclismo e no Mountain bike
Acidentes no Ciclismo e no Mountain bike são quase tão antigos quanto a própria bicicleta. Ninguém sabe ao certo, mas aparentemente logo após a invenção das magrelas alguém tratou logo de criar a queda de bicicleta.
Qualquer um que se aventure a montar numa bicicleta sabe que mais cedo ou mais tarde vai colidir em algo ou cair ao solo, ou como chamamos, comprar um terreno. Apesar de quase inevitável, nossa paixão pelas bikes faz tudo isso parecer bobagem e não deixamos de montá-las por isso, afinal o que são alguns ralados bobos?
Existe quem diga que uns bons mergulhos e quedas são o que tornam ciclismo tão atraente. Não que alguém realmente goste de cair, porque cair machuca. Às vezes machuca muito.
O que fazer para minimizar as suas chances de cair
Quando não há mais como evitar a queda, o que fazer para reduzir a contagem de centímetros quadrados dos ralados e minimizar a contagem dos ossos partidos?
De forma simples, vou tentar resumir as causas mais comuns e as melhores atitudes para se manter o mais seguro possível.
Curvas Simples e Curvas Emboladas
Exceto se você estiver muito bêbado ou pedalando com uma crise de labirintite andar em linha reta é muito simples. Curvar, no entanto, pode ser mais complicado do que parece em regra, pois não são só as curvas fechadas e rápidas que derrubam os ciclistas.
As razões são as mais variadas, mas diria que bater nos cantos da guia ou num barranco, buracos no caminho, pista molhada ou com areia e pedrinhas soltas são os principais motivos dos acidentes no ciclismo e no mountain bike.
Como evitar
Parece obvio dizer, mas tente olhar para onde está indo mantendo a cabeça erguida, dessa forma seu campo de visão se estende incrivelmente e consegue captar informações metros e metros à frente. Essa vantagem permite que seu Tico e Teco processe com mais calma o próximo passo e tenha tempo para evitar os acidentes no ciclismo e no mountain bike.
Feito isso, você precisa encontrar um ponto de foco, que pode ser qualquer coisa, até mesmo o final da curva. Nunca olhe muito fixamente para a poça d’agua ou pro buraco. Sem entrar em detalhes, mas fazer isso parece criar um magnetismo sobrenatural que te puxa exatamente para cima do obstáculo que você deveria evitar. Em tese seria como: “veja o buraco, mas não foque nele”. Captou isso?
Você ficará surpreso como essa técnica lhe dará mais recursos e controle nas curvas.
Muitos dos acidentes no ciclismo e no mountain bike acontecem nas curvas por falta de aderência. Se o piso estiver molhado, seja no mountain bike pelas trilhas ou de speed nas estradas nunca frei muito forte.
Sim, pode frear numa curva, desde que não aperte com muita força a ponto de travar ou mesmo quase travar. Frear pode ser o que lhe salva ou o que lhe joga ao chão. Pare de pedalar nesse momento e não tenha medo de inclinar o corpo para ajudar a bike a curvar e deixe seu pedal na posição de 12 horas para evitar que o pedal de dentro bata ao solo de lhe de uma bela “vaca”.
Uma dica valiosa
Se já puder prever que vai pedalar em estradas molhadas deixe o pneu com um pouquinho a menos de pressão do que o seu normal. Apesar de parecer pouco, isso aumenta consideravelmente a quantidade de borracha em contato com o solo e consequentemente lhe da mais aderência.
As mesmas dicas valem para areia e pedriscos, entretanto acho que estes tendem a surgir mais inesperadamente e por isso causam mais tremedeira em qualquer ciclista. Mantenha a calma, não lute contra isso com guinadas fortes para sair logo disso. Mas também não se deixe dominar e mantenha a calma. Entrar em pânico também é certamente um dos motivos que mais causam acidentes no ciclismo e no mountain bike
Como minimizar o impacto?
Quando chega a hora você sabe que vai cair, então o que fazer? Despenco feito uma jaca ou posso fazer algo?
Resista a tentação de absorver toda força da queda com os braços. Não estenda os braços e segure seu peso, além de não conseguir, isso potencialmente lhe trará uma torção de pulso ou quebrar seu braço.
Para! Você está me dizendo pra não colocar as mãos e os braços?
Colocar as mãos a frente numa queda é tão instintivo quanto obvio. Disse apenas para não tentar suportar toda queda com os braços. Lembre-se, você não é ginasta e sim um ciclista. Esses seus bracinhos bi colores e finos de frango não vão dar conta sozinhos.
Ao invés disso, amorteça a queda e tente, eu disse tente rolar no chão numa espécie de rolamento. Não precisa ser perfeito, mas se conseguir distribuir a força do impacto para uma maior parte do corpo isso já vai amortecer demais a queda, e funciona de verdade.
Sem querer pedir demais nesse momento tão crítico tente colar seu queixo ao peito. Por melhor que seja seu capacete esse truque também vai ajudar muito a proteger essa parte do corpo tão vulnerável.
Ciclista engessado ou travado
Ciclista engessado e travado, o que é isso? Imagine que pedalou por muito tempo numa posição mal ajustada e incomoda. Agora imagine quanto esforço seu corpo produz para compensar esse desequilíbrio e tentar corrigir isso.
Pois bem, ao logo de uns bons minutos seu corpo da aquela endurecida e fazer um movimento mais sutil não é tão simples. E é ai que isso pode ser perigoso.
Você quer somente ir para o lado de forma leve, mas existe algo que trava seu movimento. Nesse momento você coloca mais força e essa tal “trava” se solta repentinamente e acaba indo com tudo e com força pro lado e é nessa hora que podem acontecer acidentes no ciclismo e no mountain bike.
Como evitar o travamento
Chegar ao melhor ajuste possível da sua bike é o ideal. Vejo muita gente com preguiça ou ainda ciclistas que preferem sentir dor a parar um passeio ou treino e tentar um ajuste mais fino em sua bike. Acredite, tem gente que não faz isso para não parar e perder pontos da preciosa velocidade média do treino.
Se lhe sobrar tempo, qualquer tempo mesmo faça exercícios de alongamento, seja em casa ou numa academia. Pilates deve ajudar muito nisso também, pois trabalha a flexibilidade e postura.
Diminuir o travamento durante o passeio
Se está num treino e começa a sentir dores e desconfortos que não estejam relacionado ao esforço natural de pedalar, como dores nos ombros, pescoço e lombar pode ser que esteja começando a “endurecer”.
Tente puxar os ombros pra cima e segura-los um tempinho, esticar as costas e respirar fundo de forma ereta. Se não se sentir confiante de fazer isso pedalando, pare um pouco e se estique. Faça movimentos circulares com o pescoço e estique um pouco os braços e pulsos também. A ideia e quebrar esse endurecimento que te trava.
Perigo à frente
Até mesmo nos países mais modernos, imagino que algum lixo ou fragmentos de coisas fiquem espalhados pela estrada. Aqui no Brasil, além disso ainda temos buracos, tartaruguinhas de sinalização sem manutenção, grandes galhos ou pedaços de madeira e outras coisas.
Mesmo o ciclista mais atento, pode vez ou outra se desligar em algum momento e se deparar com algo que lhe force a cravar as mãos nos freios numa parada de emergência.
Como evitar
Sempre acreditei que quando se pedala em pelotão ou em grupos a parte mais segura é a frente, pois assim se tem mais possibilidade de ver os perigos a frente, evitando assim se envolver nos acidentes no ciclismo e no mountain bike.
Se estiver no meio do bolo, é bom sempre olhar um pouco acima do grupo para tentar antecipar-se a algo. Se pudesse escolher, ficar no centro do pelote seria o lugar onde eu nunca estaria, porém inevitavelmente vai passar ali em algum momento.
Quando a ancora agarra e não se sente bem com sua bateria na metade da carga vai acabar ficando pro final do grupo. Este é o lugar onde acredito que todos fiquem mais desatentos, batendo papo e tudo mais. Não se descuide, no final do pelote é onde tudo que cai a frente acaba parando.
Nem sempre adianta frear habilmente, o tempo não é suficiente pra isso. Por tanto, criar cenários imaginários em sua mente dando lhe opções para desviar pode ser decisivo para evitar ou minimizar o estrago.
Se não tiver jeito, vai ter que frear mesmo
Diz-se que 70% de sua frenagem vem do freio dianteiro. A física simples vai explicar que se você bater forte demais no freio dianteiro a bicicleta vai lhe dar um pinote, levantando a traseira e lhe jogando de forma dura ao chão.
Evite isso modulando a frenagem em algo próximo a 60% de força para o freio dianteiro e o restante para o freio traseiro. O resultado da paragem brusca melhora muito se conseguir jogar seu peso para a parte de trás da bike, quase como mountain bikers nas descidas.
Tem como minimizar o impacto?
É… mais ou menos! rs
Quedas em pelotão são preocupantes porque agora além do chão duro e abrasivo outros dois fatores se somam: Outros ciclistas e outras bikes. As vezes as duas coisas juntas.
Vale a regra básica de dissipar a energia da queda para uma parte maior do corpo quanto possível. Só que agora ainda tem que evitar cair ou passar sobre os amigos.
De fato, nunca é fácil, mas se conseguir desviar-se ao máximo tem uma chance de cair em, digamos… um local melhor.
Cruzando as rodas
Não, não é assim que as rodas vem ao mundo. Não nascem de cruzamentos. Sobrepor as rodas num pelotão ou numa trilha de estradão é certamente uma das formas mais fáceis e tolas de se cair e de derrubar outras pessoas.
Basicamente criatura, não deixe a sua roda dianteira se sobrepor na mesma linha horizontal da roda traseira do seu colega a frente. Se fizer isso você cria um perigo altamente potencial e propicio para uma queda. Essa é uma das piores causas de acidentes no ciclismo e no mountain bike.
Imagine que esse colega precise desviar de uma coisa qualquer na estrada, mesmo que de leve. Se a roda traseira dele estiver cruzada com a sua o resultado é quase sempre um só. CHÃO! E é chão pra você e pra boa parte de quem vem atrás. Culpa sua!
Como evitar isso
Em duas palavras. NÃO FAZER! Nunca, e se acontecer rapidamente desfaça isso.
Não me lembro agora o nome do cara, mas certa vez vi um ciclista no tour de France brincando sério ao dizer que cruzar rodas é considerado um Crime Hediondo.
Então, se você não quer construir uma escultura complexa formada de uma pilha de pessoas e peças de bike não faça. Além do mais algumas pessoas ficam bem irritadas se notarem que você não se atenta muito a isso e dai pode surgir um furdunço no pedal, criando um belo mal estar. E sim, você é o errado, baixe a bola e fique mais ligado.
Está enganado quem pensa que cruzar rodas é um mal de novatos. Quem aqui se lembra do tour de France de 2011 quando Alberto Contador se estambocou ao cruzar rodas com Karpets, isso foi na nona etapa se me recordo bem. E tenho certeza que concordamos que Alberto Contador é muito bom no que faz. Só resta alegar que foi uma falta tola de concentração.
Olhe a frente e para os lados, se notar alguém sobrepondo rodas a linha chame a atenção da pessoa, de forma educada é claro. Se não der resultado, vá a frente deste caça foice o quanto antes e torça pelo melhor.
Se acontecer, o que faço?
É mais fácil sair de uma chave de braço do que da sobreposição de rodas. Fuja da tentação de frear as duas rodas. Se conseguir frear apenas a roda traseira e parar de pedalar ainda tem uma chance. Acho que apelar para o molejo do corpo também pode ajudar, desde que isso não comprometa muito a sua linha.
Se o cara da frente também frear, já era amigo. Prepara a grana da escritura e do registro, pois você acaba de comprar um belo terreno.
Onda de Choque
Não sei se existe outro nome mais adequado pra isso, eu chamo assim de Onda de Choque.
Então o que é? Quando um capote em massa acontece atrás da sua posição, é quase impossível não olhar imediatamente para trás sobre os ombros para ver o estrago ou om que está acontecendo. Infelizmente sabemos o que acontece quando olhamos para trás torcendo o tronco, né? Isso faz com que pilotos que conseguiram se livrar do acidente inicial acabem criando os seus próprios.
Como evitar
Tente evitar olhar para trás imediatamente e de forma abrupta. Mais adiante um breve olhar sobre os ombros já é suficiente e nunca mais que uns breves dois segundos.
Por mais insensível que isso pareça, se você estiver a frente de um pelotão e ouvir o barulho do metal batendo no asfalto junto de gritos dos seus companheiros nada poderá fazer de imediato. Fique ileso, assim conseguirá ajudar bem mais.
Tem como minimizar isso?
Sim, siga o passo acima e pare apenas mais adiante e de forma ordenada, sem desespero ou afobamento. Antes de gargalhar feito um asno veja se todos estão bem ou precisando de ajuda.
Lembre-se, você não é o Sebastião Salgado, a menos que seja correspondente de um jornal pinga sangue pegue leve nas fotos camarada. Gargalhadas são melhores se compartilhadas. Pode ser que no futuro até deem risadas disso.
Olhos atentos a tudo
Ficar desatento, especialmente quando se sai de uma trilha ou rodovia voltando para a zona urbana após quilômetros e mais quilômetros de passeio é comum.
Dessa forma, é importante se esforçar para todo o entorno e não só sobre os ciclistas do grupo. Pedestres que aparecem inesperadamente por trás dos carros estacionados e motoristas abrindo portas abruptamente são obstáculos perigosos.
A dica é ainda mais válida em condições de visibilidade reduzidas, pois nesse cenário os acidentes no ciclismo e no mountain bike acontecem facilmente.
Ouça e observe seus companheiros que vão a frente dando avisos e alertas, mas não confie 100%. Tente dar uma conferidinha a frente, as vezes uma amigo sinaliza um buraco, quando na verdade deveria ter sinalizado uma cratera gigante.
Como minimizar o impacto de um buraco?
No Ironbiker de 2015 fiquei impressionado com a habilidade de um gringo ao subir uma parede de pedras que eu julgava “impedalavel”. Além disso, vi ele fazendo bunny hop pelo menos em três oportunidades, das quais eu tive que desviar em todas por não ter este recurso bem treinado.
No final da etapa perguntei a ele sobre aquilo e ele me disse: “Do not just pedal, play with a bike” algo como, brinque com a bike as vezes. Notei que desde muleque eu não brincava mais com a bike, apenas pedalava, e pedalava por horas.
Treinar skills é importante realmente, que o diga Cancellara que após ter sido derrubado na Paris-Roubaix de 2016 deixou de ser conrtado ao meio pelo hábil Peter Sagan que saltou sobre ele em meio ao caos e fez seus fãs pelo mundo ovularem.
O Cansaço
Não tenha vergonha de pedir uma pausa para os amigos, pois o cansaço reduz muito seus níveis de concentração e isso pode ser mortal e representa uma boa parcela dos acidentes no ciclismo e no mountain bike.
Um tempinho pro caldo de cana ou para repor a cafeína faz toda diferença e além de revigorante. Coloco isso como um dos itens de segurança sim senhor.
Não existe meio de roda. Ou é roda ou volte pra fila e contribua
Assim como cruzar rodas, este é outro pecado fundamental. Apensar de mais brando.
Como isso acontece? Ocorre quando dois ciclistas se posicionam a frente do pelotão, lado a lado ou mais comumente um deles um pouco mais recuado. Esse cara recuado trava o fluxo e evita o rodizio eficiente.
Além de ser considerado uma má etiqueta também leva o ciclista que puxa o pelotão a fadiga. Pode ser perigoso devido a quebra da velocidade constante.
Posso já ter feito sim isso perceber
De fato, é bem comum realmente. Se numa dessas se tocar que está fazendo isso não meta a mão no freio para recuar ao final do pelotão. Apenas desacelere controlando a cadencia e a força nos pedais.
Quando chegar a sua vez de puxar perceberá que não há necessidade de aumentar a sua velocidade, pois é o cara da frente que diminui a dele. Quando isso está ensaiadinho é a coisa mais linda, de verdade…
Apenas um puxando
Se previamente combinado não tem problema, acontece quando alguém mais forte se dispõem a puxar o tempo todo. Normal acontecer no retorno pra casa após um passeio mais duro que sugou muito os menos condicionados.
O meio de roda é muito mais comum no speed do que no mountain bike, onde os passeios nem sempre são tão fluídos. Este não é tão perigoso e não causa tantos acidentes no ciclismo e no mountain bike.
Bom galera, e é isso por hoje. Espero que curtam e não deixem de comentar aqui. Fiquem a vontade para contribuir com mais alguma dica sobre como evitar os acidentes no ciclismo e no mountain bike. Pode ser como alguma sugestão ou contribuindo com mais algum toque.