Também na manhã deste sábado (9), estrelas do evento como Henrique Avancini e o suíço Nino Schurter participaram de ações em estandes de seus patrocinadores
Brasil e Argentina levaram a melhor, na manhã deste sábado (09), na prova do Cross Country Olímpico (XCO) da Junior Series, no São José Bike Club, em Itaipava – Petrópolis/RJ. No masculino, o brasileiro Eiki Leôncio faturou o título com o tempo de 56min29. Já no feminino, a argentina Julieta Benedetti foi a vencedora, em 55min13. As duas disputas foram a principal atração na manhã deste sábado (9) dentro das pistas durante programação oficial da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike.
Entre os homens, Eiki conseguiu abrir boa vantagem durante a prova e, no fim, apenas administrou o ritmo, vencendo com mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado, o mexicano David Elias Rico. O brasileiro comemorou bastante o primeiro lugar, e ressaltou a felicidade de vencer no Brasil.
“Eu tô muito feliz! A Copa do Mundo veio até nós e nada melhor do que representar o Brasil e, mais do que vencer, competir bonito e fazer uma grande festa com a galera. Foi minha primeira vez disputando uma etapa durante uma Copa do Mundo, então estou super feliz e empolgado para os próximos desafios”
comemorou Eiki.

Já entre as mulheres, Julieta Benedetti foi a campeã. A atleta argentina venceu com o tempo de 55min13, desbancando a brasileira Luiza Cocuzzi, que terminou a prova com o segundo lugar em 56min46.
Julietta agradeceu a todos que dão suporte à sua carreira, e enfatizou os treinamentos e a disciplina como os ingredientes para mais conquistas, como o título da Junior Series na Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, seu grande objetivo.
“Agora é continuar trabalhando passo a passo, competindo outras provas para ganhar experiência, porque muitos desafios ainda estão por vir”
ressaltou a campeã.
A conquista também teve outro fator especial para Julietta, que ao cruzar a linha de chegada foi recepcionada pelo compatriota Catriel Soto, que vibrou com a conquista para o país.
“Muito feliz em vê-la competindo forte, com essa competência no circuito e conquistando o primeiro lugar. Uma alegria para nós (argentinos), que competimos há tantos anos, ver que esta geração vem pisando forte e que teremos grandes talentos no futuro do país”.
avalia Soto.

Soto também ficou impressionado com o apoio que os ciclistas brasileiros estão recebendo e ressaltou a necessidade do ciclismo ser enxergado, também desta forma, em seu país.
Henrique Avancini atende imprensa
Durante as primeiras corridas deste sábado da Junior Series, o brasileiro Henrique Avancini atendeu à imprensa e esteve próximo dos fãs, que foram prestigiar o grande nome do ciclismo mundial no estande de sua patrocinadora. Avacini, que ficou em quarto lugar na categoria Short Track (XCC) da elite masculina, falou sobre a torcida e a energia que recebeu da torcida do Brasil.
“Incomparável. Eu competi na Suíça e na República Tcheca, pude ver outros grandes nomes competindo nas terras natais, nas suas nações e é surreal. Quando a gente coloca o nosso coração em alguma coisa, o brasileiro faz tudo maior, mais intenso e o que eu experimentei ontem (sexta-feira) e é o que eu acredito que vamos experimentar neste domingo. Não é algo só marcante para a nossa história, mas é algo marcante para a história do mountain bike mundial”
disse Avancini.
O campeão sul-africano da competição XCC, Alan Hatherly, também atendeu à imprensa e os fãs que estavam no local.
Nino Schurter em manhã de autógrafos
Campeão mundial de mountain bike, o suíço Nino Schurter e o seu compatriota Lars Forster, atual campeão europeu, atenderam o público na manhã deste sábado, dando autógrafos e distribuindo brindes. No local, cerca de mil pessoas se reuniram para prestigiar os dois atletas europeus.

Programação
Ainda neste sábado, a programação do evento terá da sub-23, com a largada dos homens às 14h e a das mulheres às 15h45. Por fim, no domingo (10), as últimas duas provas da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, para o encerramento com chave de ouro do evento: a elite feminina, às 11h20, e a elite masculina, às 14h35
Transmissão das provas
No domingo, apenas a Red Bull TV transmitirá ao vivo a competição da elite feminina no XCO, às 11h. Já o XCO masculino terá transmissão de ambos os canais, às 14h15 (Red Bull TV) e 14h30 (SporTV 3). Na segunda-feira (11), a SporTV 3 transmite a reprise da elite feminina no XCO, às 10h.
Top 5 masculino/Junior Series:
1º Eiki Leôncio – 56:29
2º David Elias Barraza – 57:42
3º Diego Stiven Solano (COL) – 57:43
4º François Thibaut (FRA) – 58:12
5º Antonio Gomez (COL) – 58:20
Top 5 feminino/Junior Series:
1º Julieta Benedetti (ARG) – 55:13
2º Luiza Cocuzzi (BRA) – 56:46
3º Salome Cortes Bautista (COL) – 57:49
4º Ana Laura Oliveira de Moraes (BRA) – 01:01:41
5º Gabriela Ferrolla (BRA) – 01:04:50