Como escolher a melhor roda de MTB para sua bike e começar a nova temporada de pedais e provas de 2020. O melhor upgrade para sua bike esconde alguns segredos.
Decidir onde investir tempo e recursos para deixar a bike mais rápida sem duvidas deixa muitos ciclistas apreensivos e na duvida.
Mas se existe um Upgrade para uma bicicleta que é unanimidade entre especialistas e atletas renomadas, esse é a Roda. Especialmente a roda de MTB.
Neste artigo vamos lhe mostrar como escolher a melhor roda de mtb para sua bike. Vamos te mostrar os principais pontos que deve observar antes de fazer esse investimento.
Como Escolher a Melhor Roda de MTB para sua Bike – 2020
Escolher uma boa roda para mountain bike pode ser uma tarefa complicada. Seja pela quantidade de ofertas ou pelo preço médio de um par de rodas.
Neste artigo esperamos poder ajudá-lo a escolher esse tão eficiente upgrade para sua bike. Acertando a escolha pode ter certeza que vai deixar a sua bike mais rápida e eficiente.
Então, vamos começar!
O Peso da Roda de MTB é ou não importante?
Escolher uma Roda de MTB usando o peso como único critério comparativo pode ser um grande erro. Existem outros fatores relevantes que você deve considerar, e fique tranquilo, adiante vamos falar deles.
Mas voltando ao critério peso. Sim, ele realmente é importante e “tirar peso da roda” é uma forma de deixar a bike mais rápida.
Contudo, algo que pouca gente conhece e mais importante que o peso em sí, é Peso Rotacional, e é ai que a coisa complica.
Basicamente, significa que a roda deve ter o peso bem distribuído, do contrário a rolagem será prejudicada, especialmente na manutenção da velocidade e nas arrancadas.
Você pode saber mais sobre Peso Rotacional neste artigo Roda de Mountain Bike Leve, Pronta para Tubeless e com Cubos Rolamentados, lá falamos um pouco mais.
Tamanho Importa?
Preferimos pecar pelo excesso do que pela falta. Dito isso, então antes de comprar uma roda visando um upgrade, certifique-se que o tamanho é o indicado para a sua bike.
O tamanho da roda da mtb é um tema que gerou muita polemica (isso mesmo, gerou, passado), atualmente a roda de mtb 29 está consolidada.
Até mesmo alguns atletas de Downhill já usam o formato de 29 polegadas.
No mountain bike XC (cross country) e XCM (provas de maratona) as Rodas de MTB aro 29 são dominantes. A melhor rolagem e a facilidade de transposição de obstaculos dessa roda conquistaram os atletas.
Até mesmo os mais conservadores aos poucos foram se rendendo ao “rodão” diante das evidentes marcas e dos resultados.
No mountain bike recretivo e de passeio as rodas 29 também são maioria. Grande parte das marcas já não produzem bicicletas aro 26 de entrada capazes de suportar uma trilha média ou severa.
Temos visto bikes com rodas aro 26 somente em bicicletas de entrada para uso urbano. Já as 27.5 ainda são vistas em modelos de gama média e superior, mas por aqui no Brasil não emplacaram tão bem.
Trocar a Roda da Mountain Bike é Complicado?
Trocar a roda da sua mountain bike é super simples, e você pode fazer isso em casa mesmo.
Certifique-se que a roda que escolheu segue o mesmo padrão de eixo e hub da sua suspensão ou garfo, e faça o mesmo para o quadro.
Os padrões de encaixe mudaram muito pouco durante os anos, mas mesmo assim pedem atenção. Os eixos de engate rápido ou blocagens mais populares são:
- Frente 9x100mm / Traseira 9x142mm (normalmente somente presente em blocagens)
- Frente 15x100mm / Traseira 12/142mm (presente em blocagens ou eixo passante)
- algumas rodas com 12mm usam eixos de 142mm na traseira;
- rodas mais novas com o novo eixo boost foram feitas para os novos quadros com essa medida.
- Um roda feita para o sistema boost não vai servir num quadro com medidas do eixo traseiro de 142mm.
- já as rodas para uso com eixo traseiro de 142mm podem ser adaptados nos quadros de padrão boost com uma solução muito inteligente apresentada logo abaixo
- Eixo Boost com Frente 15x110mm \ Traseira 12/148mm
Se você sabe fazer remendos e consertar um pneu, você também está habilitado para tirar os pneus da roda antiga ou instalar os novos.
Feito isso, é encaixar as rodas, verificar o aperto apropriados dos eixos e curtir os benefícios reais de um upgrade de roda de mountain bike.
A Largura interna da folha da roda da MTB faz diferença?
Total! As rodas mais modernas chegam com medidas mais generosas da folha de aro.
Essa medida maior possibilita um maior contato do pneus com o solo, dessa forma se obtem mais grip. Consequentemente o ciclista ganha mais segurança em curvas e descidas.
Por tanto, uma roda mais larga aumenta indiretamente a velocidade da sua bike, pois possibilita uma pilotagem mais fluída e com melhor aproveitamento das energias.
Saíndo mais rápido de uma curva, por exemplo, você não precisa gastar tanta energia para voltar a acelerar e retomar a velocidade. Falamos aqui de energia cinética.
As descidas também melhoram, tanto nas ladeiras em estradão por conta do melhor controle e maior poder de frenagem. Como também nas descidas técnicas onde os ciclsitas relatam a sensação de maior controle da bike.
Rodas mais largas permitem Combos de performance
As rodas de mountain bike mais modernas e largas já veem com o sistema tubeless ready, ou seja, prontas para tubeless, o que faz todo sentido. Pois uma roda mais larga também é mais resistente a torções e promove maior absorção dos impactos por conta do pneu mais aberto.
Usando um sistema de proteção e performance como o Defender por exemplo, é possivel maximizar os ganhos de resistencia e de grip em curvas. Especialmente porque o Defender abre a possibilidade de utilização de pneus com pressões mais baixas.
Largura de uma Roda de MTB Moderna
As folhas de aro de uma roda de mtb moderna tem em torno de 25 a 26mm de largura. Não custa reforçar que essa medida é extraída da perte de dentro da roda e não do seu exterior.
As rodas mais antigas possuiam algo entre 19mm a 23mm e apesar de serem um pouco mais leves numa comparação direta, obtinham resultados inferiores em alguns aspcetos.
Tipo de Encaixe do Disco de Freio
Por fim, tenha cuidado com a interface usada para conectar o rotor do freio a disco. Existem apenas dois padrões disponíveis – Center Lock ou seis parafusos – e, embora o primeiro possa ser adaptado ao segundo, não é o contrário.
Os rotores podem ser conectados através de um padrão de seis parafusos como este ou com o padrão de ranhura de travamento central da shimano. o último pode ser adaptado para uso com rotores de seis parafusos, mas você não pode seguir o outro caminho:
Os rotores se conectam através de um padrão de seis parafusos como este ou com a interface estriada Center Lock da Shimano
Tubeless. Usar ou Não Usar?
Outro tema de muita discusão é o uso do sistema tubeless numa roda de mountain bike.
Os maiores pilotos do mundo do mountain bike, assim como atletas de renome nacional e regionam usam.
Ciclsitas recreativos e entusiastas usam o sistema tubeless e é dificil ver alguem que uso um sistema bem montado e sem adaptações grosseiras querer voltar para o sistema tradicional de câmara de ar.
Enquanto o debate continua, é bem verdade que é possivel hoje optar por uma roda que já venha com o sistema Tubeless Ready, como dito antes, pronta pra usar com o sistema tubeless.
A vantagem de uma roda assim é que se mudar de ideia não precisa fazer adaptações, basta um bom selante e um pneu apropriado.
O que estou querendo dizer é que uma roda Tubeless roda com o sistema tradicional de câmara. Já uma roda tradicional precisa se preparada para o sistema tubeless. E convenhamos, hoje em dia a diferença de preços entre elas não jsutifica deixar passar a oportunidade.
Além do mais as rodas com sistema tubeless tem muito mais mercado para revenda no futuro, pense nisso.
Cubos, Raios e Nipples da Roda de Mountain Bike
Jamais negligencie estas partes da roda de uma mountain bike, na verdade, de bicicleta alguma.
É ali que estão os itens que vão definir se sua nova roda terá ou não muita manutenção. Se será rigida ou se apresentará deformações na frenagem ou torção em curvas e por fim, se os rolamentos cumprem seu papel com louvor ou se travam e pedem trocas constantes.
Lembra do tal peso rotacional? Pois então, estes componentes terão uma elevada importância na distribuição de peso da roda.
Raios não são todos iguais, verifique a qualidade dos raios e se a roda é um projeto próprio. Ou seja, se cubos, raios e a folha do aro formam um conjunto resultante de um projeto ou se foram montados aleatóriamente e sem critétio.
Durabilidade e Facilidade de Manutenção
Não abra mão da durabilidade de uma roda de MTB por conta de algumas gramas, essa conta pode sair cara.
As rodas de mountain bike super leves são divertidas de andar, mas não são baratas. A manutenção também pode ser potencialmente cara a longo prazo e algumas rodas possuem raios e até nipples especificos e dificeis de achar na sua bicicletaria.
Isso é importante de se observar, pois numa emergência você pode querer substituir um raio quebrado por um comum até que o seu novo chegue, por exemplo. Mas issso não será possibvel se sua roda usar um raio exótico demais.
Verifique se elas precisam de chaves especiais para a manutenção. Raramente um mecênico possui todas as chaves de todas as mrcas para trabalhar no reparo da sua roda.
Por fim, verifique a politica da empresa sobre manutenção e garantia da roda. ente contato pelas redes sociais e veja se a empresa é acessivel e se comunica com o seu público. Pesquise a opinião de donos atuais e priorize
Custo e o seu Orçamento para o Upgrade da Roda de MTB
Defina um limite para o seu orçamento de compra, dessa forma já começo uma filtragem e diminui algumas ofertas que só serviriam de distração.
Depois analise o custo x benefício das melhores opções levando em conta as dicas que demos acima. Algumas dessas dicas terão maior ou menor importancia de ciclista para ciclista.
Faça contas como por exemplo, o quanto está disposto a pagar a mais por conta de uma gramas a menos e se isso realmente tem impacto significativo no desempenho.