Para pedalar mais rápido você precisa de rotina de treinos estruturada. Vou lhe dar uma dica de treino que da muito resultado e faz ganhar ritmo no pedal.
Que tal umas dicas para pedalar mais rápido e ganhar ritmo de prova, esteja você de mountain bike ou de speed. Existe uma forma simples de treinar que pode ajudá-lo nisso.
Com uma boa assessoria de treinos e com muito esforço você consegue bons resultados, mas existem alguns truques e macetes de treino de ciclismo que pode te ajudar a chegar mais rápido. certamente seu professor conhece estas dicas e para obtê-las dele basta um bom dialogo.
Como pedalar mais rápido no MTB ou na Bike Speed?
Neste vídeo, dicas de treino de mountain bike ou speed, tanto faz a sua modalidade de ciclismo. Vamos te dar uma dica de como pedalar mais rápido, de como andar mais rápido com sua bicicleta a se diferenciar no pelotão com os amigos ou nas provas de ciclismo.
O Treinamento para ficar mais rápido começa na base
Antes de começar, vamos presumir que você já tenha feito treinos longos e construído a sua base, traduzindo: que tenha conquistado condicionamento físico.
Como este treino pode me ajudar e Onde isso se aplica?
Imagine que você tem um amigo ou adversário que no mano a mano você ganha dele, você é mais rápido de uma forma geral. Porém, na hora da prova ou num pelotão ele anda melhor. Ué, mas como assim? Pois é, acontece.
E sabe por que? Porque apesar de ser “mais fraco” ele consegue suportar a dor por mais tempo, ter mais condicionamento e ainda tem outro fator importantíssimo: Ele tem ritmo, ou ritmo de prova como chamamos.
Converse com seu treinador
Conversando com o Wendel Balarini, meu treinador, chegamos a conclusão que eu precisava aumentar rapidamente o meu pace, o meu ritmo. Dado que todas as outras aptidões já estavam bem treinadas.
Pra isso eu comecei a fazer tiros com intervalos mais longos, de 10, 15 e até 20 minutos na Z4, e geralmente com 5 minutos de descanso entre cada uma série. Comecei com 3 repetições e fui aumentando.
Otimizando o treino de ciclismo: Como pedalar mais rápido
Peça ajuda para um amigo mais forte que você. Tente acompanha-lo durante o treino e aqui vai outra dica. FOCO!
Não pedale simplesmente por pedalar. Foco na técnica e foco no que está sentido, desde a pedalada, sua respiração e a força que está empregando.
Encontre a pedalada mais eficiente para andar mais rápido com sua bike
Ache a sua “pedalada cheia”. E o que é pedalada cheia? É aquela pedalada em que você sente que está empregando uma boa potência num giro eficiente. É aquela pegada em que você está rápido, e ainda sente que poderia ficar assim por uns 15 minutos ou mais.
Achou este passo, essa pealada? MEMORIZE essa sensação, memorize isso e novamente foco! Tente seguir seu amigo com este giro, com essa pedalada. Importante, tente puxar o pedal as vezes, revezar.
Se você segue sua planilha certinho ou se treina por conta própria. O que eu não recomendo, mas que também já fiz. Experimente elevar o ritmo do seu pedal por 3 ou 4 vezes, algo como uma vez por semana.
Outra coisa, eu não fiz treinos super longos. Neste caso eram de no máximo 60km ou pouco menos que 2 horas.
Porque fazer treinos com intervalos mais longos?
Os treinos com intervalos longos te ajudam a ficar mais rápido na sua bike porque aumentam a sua capacidade de trabalho em altas frequências cardíacas.
Você pode se perguntar: Se eu fizer isso com o tempo a dor do esforço diminui? Não, mas você vai passar a suportá-la por mais tempo.
Contudo, existem muito lados bons. Rapidamente você conseguirá andar de roda com quem você não conseguia andar antes. Pra puxar pelotão com mais segurança: ou seja, você vai passar a puxar o pelote porque sabe que isso não vai mata-lo e te fazer sobrar.
Além disso, te ajuda a se conhecer melhor e começar a aprender a fazer ataques. Não ataques estilo vaca brava, mas ataques conscientes e estratégicos.
E por fiz e não menos importante. Vai te fazer ganhar oque se escuta tanto. Ritmo ou ritmo de prova.