Um evento remoto e individual. Esta foi a proposta da organização com a idealização do Fodaxman Experience e aceita pelos atletas inscritos em função adiamento do Fodaxman Extreme Triathlon, prova de triatlo extremo que passa pela Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. O agravamento da crise da Covid-19 no estado da Região Sul causou o adiamento da próxima edição. Ainda assim, os triatletas, de alguma forma, não ficaram sem um grande desafio ao final deste 2020.
Para eles foi criado o Fodaxman Experience, realizado em formato virtual, entre os dias 5 e 13 de dezembro. Apenas os atletas inscritos puderam encarar os 4.000 m de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, e acumulando a altimetria da prova.
“Os atletas cumpriram as três modalidades, de forma única ou distribuída, em um dia ou em vários dias. A única regra era completar as atividades, inclusive com os 3.650 metros de subida do ciclismo e a corrida com 1.250 de altimetria. Teve atleta que fez todo indoor ou tudo num só dia, ainda que pudesse ser distribuído e realizada da maneira e percurso que melhor conviesse”
explica Rafael Pina, um dos organizadores do Fodaxman Extreme Triathlon.
“Foi a forma que encontramos de privilegiar os atletas e entregar uma experiência de endurance neste momento. Ainda, também que usassem todo o potencial construído na preparação e treinamentos para a prova”
completa Pina.
Ao final, a iniciativa proposta pela organização foi um sucesso. Muitos atletas aderiram ao desafio e cumpriram as distâncias de diversas formas.
“O relato dos atletas foi muito bacana e provou que nossa decisão foi assertiva. Teve quem fez o Fodaxman Experience em partes do percurso da prova, outros se adaptaram e realizaram o desafio em vários dias. O mais importante foi que todos aderiram”
encerra Pina.
Então previsto para o dia 13 de dezembro, o Fodaxman Extreme Triathlon foi transferido para 2021. Com a mudança significativa da matriz de risco da Covid-19 em Santa Catarina nas últimas semanas, e em alinhamento com as autoridades sanitárias, a organização adotou pelo adiamento da prova. A organização colocou em primeiro lugar a segurança dos atletas e demais envolvidos no evento, adotando uma postura que exigiu responsabilidade e sensatez não só com os envolvidos no evento, mas também com a comunidade local. Mesmo com a realização do Fodaxman Experience, os atletas estão automaticamente inscritos para o próximo ano.
Sobre o Fodaxman Extreme Triathlon
O Fodaxman Extreme Triathlon é uma prova de triatlo extremo realizada desde 2016 entre as regiões Sul e Planalto Serrano de Santa Catarina. Após os 4.000 m de natação, o percurso dos 180 km de ciclismo inclui a subida da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, e os 42 km de corrida contempla o Morro da Igreja, em Urubici. São 4,7 mil metros de altimetria acumulada e com a chegada a 1.818 metros acima do nível do mar.
Calendário mundial
Na edição do ano passado o Fodaxman Extreme Triathlon integrou o calendário da Xtri World Tour, que reúne provas de triatlo extremo em todo o mundo, como prospect race (prospecção). Após o adiamento, a edição de 2021, marcada para 11 de dezembro, será a primeira como integrante da programação do circuito mundial.