Gente ruim tem em toda parte. É um fato!
Postando algo diferente aqui pra dar uma quebrada nas coisas. É bom pra sair um pouco da rotina e até para que vocês saibam como eu penso em relação a algumas coisas dessa vida.
Escolhi esse post que inicialmente fiz no Instagram, nem cogitava trazê-lo para cá, mas depois que o leitor e parceirão Francisco Marcos que está sempre me dando ótimas dicas sugeriu, achei que poderia ser bacana.
Espero que gostem e que ajude a refletir um pouco
Os escarnecedores, os que zombam não saem de perto de você porque na verdade eles gostariam de estar no seu lugar.
Muitas pessoas se consideram mais merecedoras do que você. Por isso invejam o seu sucesso, suas amizades, sua paz e até mesmo as coisas mais simples do dia a dia.
Distante de trabalharem duro e produzirem, elas apenas querem o que você tem. O que vive e o que sonha.
Os seus bens materiais e as boas emoções que lhe cercam elas conseguem ver, só não enxergam tudo que trilhou até agora para poder colher estes frutos.
Eles gostariam de ter seu carro, um celular igual ao seu e até mesmo sua bicicleta e sua vida. Gostariam de ser você, só que sendo elas, pois certamente se consideram melhor do que ti – que louco isso…
A Vitória pode estar no seu fracasso
Para aqueles que só tripudiam, não lhes basta ser mais rápido do que você. Não importa ser mais bem sucedido e ainda apenas alimentar vigorosamente a ilusão de ser um pouco mais popular. Eles querem vencer sobre o seu fracasso, na sua queda.
Pra esse tipo de gente, não há problema alguém em não conseguir subir aquele morro difícil, desde que é claro, você também não consiga.
É fácil identificar essas pessoas. Estão em todo lugar. Nos grupos de WhatsApp, nos passeios de bicicleta, aos montes nas redes sociais no seu trabalho e no seu meio social.
São aquelas pessoas que só criticam, zombam, que só definham a imaginação, que só pensam nelas e parecem nunca se importar com ninguém.
Tudo delas é melhor, ao mesmo tempo que isso parece não lhes bastar. E para se enaltecer além do limite do próprio ego começam a te por pra baixo.
Se você conseguiu uma boa colocação uma prova é porque fulano não foi.
Se você sobe bem uma montanha é porque seu equipamento ajuda. Mas estranhamente não vão ouvi-lo admitir que sua bike é boa.
Quando você anda bem com um equipamento inferior eles normalmente dizem: Também, com o tanto que treina se não andasse também…
Não espere reconhecimento
Não que devamos esperar, mas nunca vem um “meus parabéns”, um “muito bem” ou um “siga em frente”.
Não costumam dar sorrisos despretensiosos, mas dão altas e demoradas gargalhadas quando você falha em algum momento.
Existe uma enorme diferença numa mesma gargalhada. Acha que não? Vou te dar um exemplo bem bobo: Se você tropicar na rua e cair, o escarnecedor vai desmoronar de risos e possivelmente um verdadeiro amigo também. Só que passada a graça da queda, seu amigo de verdade lhe estende a mão para te levantar. Compreendeu?
Essas pessoas também não constroem relações duradouras, mas apenas convívios efêmeros, vazios, fúteis e parcos.
Desesperados por atenção, algumas pessoas perdem o senso
Boa parte do que uma pessoa seca pimenteira faz é motivado pela busca por atenção. A baixa autoestima acaba levando algumas pessoas a se inferiorizar e se reprimir. Enquanto que outras tem um comportamento oposto e costumam atacar e tentar inferiorizar os outros.
A sensação de falta de aceitação e de não ser notado pelos demais do grupo podem explicar um comportamento assim. Acho que a falsidade é uma clara demonstração de insegurança – e as vezes pura maldade também.
Você pode estar lendo isso e imaginando alguém que é assim, seria normal pensar no que deve fazer então. Quer meu conselho?
Se sim, lá vai… afaste-se, afaste-se aos poucos, lentamente. Até que ela lamentavelmente arrume outro corpo para vampirizar.
Se ainda acredita que a pessoa valia a pena, então…
De maneira discreta, tente conversar com ela. Diga o que ela anda fazendo, mas tente fazer isso de uma forma que evite confrontos.
Não dê espaço para leve e trás. Demonstre pouco ou nenhum interesse pelas histórias de outras pessoas que ela queria trazer até você. Hoje ela fala dos outros pra você, amanhã falará de você para os outros.
Não fale da vida de ninguém para essa pessoa, mas não fale nada mesmo. Até mesmo contar histórias sem maldade alguma. Gente assim costuma distorcer as cosias e de repente você se verá envolvido numa fofoca por bobagem.
E por fim, tente não depender dela para muita coisa se possível. Essa seria uma atitude mais inteligente emocionalmente falando.
Gente ruim tem em toda parte
Na verdade, mas na verdade mesmo, nem sempre estamos com paciência pra seguir as ideias acima. Eu mesmo devo confessar que não sou muito assim.
Prefiro muito mais eliminar esse tipo de gente do meu meio e tentar me cercar de pessoas boas, animadas e alto astral. Pessoas com as quais eu possa passar algo de bom e também receber delas.
A outra forma de lidar com esse povo não é emocionalmente indicada, mas é bem mais gostosa…rs Tente evitar mesmo mandá-las a aquele lugar… (risos)
Se essa pessoa for má mesmo, pode até ser que ele faça algum disse e me disse sobre você, mas geralmente o tempo se encarrega de deixar tudo as claras.
Se for pra carregar peso, que seja uma caramanhola a mais com água!
Ou como bem disse o Diego Macario lá no Instagram.
“Se for pra gastar sua força que seja dando um leve na subida para um companheiro de pedal”