A medida que o ciclismo de uma forma geral cresce no Brasil, testemunhamos a chegada de muitas modalidades, estilos de bike e pedal. Uma das modalidades que vem experimentando um evidente crescimento é o chamado Pump Track.
Tanto que Costa Rica no MS ganhou recentemente uma excelente pista muito bem estruturada. Alias, devemos destacar também o forte investimento que as cidades de Bonito e Costa Rica vem fazendo sobre o Mountain Bike.
O que é Pump Track?
Um olhar de leigo e até mesmo de um desatento pode achar que uma pista de pump track nada mais é que uma mini pista – como já ouvi pessoas dizendo. Na verdade, classificá-las assim é um grande erro, pois como vamos mostrar adiante uma pista assim tem muito mais a oferecer do que só brincadeiras.
De fato, os obstáculos do Pump Track podem ser classificados como “fáceis”, porém a dificuldade do circuito não está apenas em transpô-los, mas sim fazê-lo com a máxima eficiência. E para isso, o ciclista precisa usar todo o corpo, de forma harmônica com a bike e a pista. E é aí que a verdadeira diversão começa.
Pump Track é uma pista de circuito contínuo, levemente sinuosa com rolos ou morros de terra mais arredondados que uma rampa comum e algumas curvas inclinadas. Essa seria a definição mais resumida, com toda certeza.
Uma boa pista de pump track
Uma boa pista deve permitir que um ciclista já habituado consiga percorrer todo o traçado sem pedalar. Todo projeto da pista deve ser iniciado pensando nisso. Depois do impulso inicial a bike se movimenta com a força dos pumps (bombadas) do ciclista para cima e para baixo. Todo obstáculo deve ter a capacidade de impulsioná-lo para o próximo, em um fluxo contínuo. Se isto não ocorrer é sinal de que alguma melhoria precisa ser feita, ou você precisa praticar mais.
Geralmente as pistas de pump track são amigáveis para todos os níveis de habilidade e para todas quase todas as idades. A medida que o praticante começa a pegar o “macete”, os impulsos começam a ficar mais eficientes e com isso geram mais velocidade. Em alguns casos mais avançados até mesmo saltos.
Outra característica destas pistas é que mesmo em espaços menores é possível criar bons projetos. E isso é um dos fatores que tem feito com que a modalidade cresça ainda mais por todos os cantos.
Manutenção da Pista de Pump Track
Devido à característica do traçado também é menor que a de uma pista de BMX ou circuito de XCO. Apesar de serem propostas diferentes, isso tem estimulado o surgimento de novas pistas. Também contribui para o contínuo treinamento de atletas que não possuem em suas cidades pistas maiores e mais estruturadas.
Porque tantas pistas de Pump Track estão surgindo pelo país?
De acordo com especialistas, praticantes assíduos e entusiastas o pump track é uma das formas mais eficientes para desenvolver as habilidades tão necessárias no BMX e no MTB seja ele XCO, enduro, downhill e até mesmo XCM (maratona).
Simplificando, de acordo com o que li seria uma forma de treino funcional na própria bike, o que é sensacional. Aumento do condicionamento físico ao passo que também se ganha mais intimidade com a bicicleta. Realmente uma combinação que por si só já torna o pump track algo muito atraente.
O Pump Track ainda é muito chamado de modalidade base, um título aliás merecido. Escolinhas de MTB pelo mundo só liberam os pequenos para a trilha depois que já dominam bem o pump track. O que aliás para mim faz todo sentido.
Atenção ao projeto também é muito importante, porém, qualquer grupo (bem intencionado) ou até mesmo uma única pessoa bem disposta pode construir sua própria pista. Se por acaso erros acontecerem é só corrigir depois. Sou adepto do “feito é melhor que perfeito”.
Outra coisa que facilita muito é a questão do terreno. Pois, mesmo no plano já é possível ter uma boa pista. Na verdade, aqui nas minhas pesquisas as pistas mais bacanas que encontrei foram em locais planos. As ondulações e os rolos vão sendo construídos à medida que você vai colocando terra de acordo com seu projeto.
Não servem apenas para as bikes
E pra fechar a extensa lista de vantagens vem a questão da pluralidade de estilos e modos de utilização. Praticamente qualquer bike pode ser usada nessas pistas, mas também vi casos de skates – no caso de pistas pavimentadas, skates de terra, patins e até carrinho de controle remoto…rs