Nos dias de hoje, é primordial uma marca de bicicletas ter políticas assertivas para reduzir suas emissões de poluentes. Visando esse objetivo, duas marcas importantes para o mercado global de bicicletas, Trek e Cannondale, criaram ações em direção à uma economia mais verde.
A iniciativa da Trek tem como alvo a indústria da moda, que é conhecida por ser a terceira mais poluente em todo o mundo, e visa reduzir o descarte de 40 toneladas de materiais que anualmente são destinados aos aterros, apenas com a coleção de roupas do ciclo primavera/verão.
A nova coleção de roupas de ciclismo inclui shorts produzidos a partir de fibras de nylon feitas de resíduos têxteis; meias feitas com fios de poliéster reciclado; e camisas de ciclismo feitas a partir de garrafas plásticas reutilizadas. Apenas com as jerseys a ação pretende reutilizar mais de 1,9 milhão de garrafas pet de aterros sanitários.
A Cannondale, por sua vez, mirou o Giro d’Italia 2022, que teve início no último dia 06, e disponibilizou às equipes Cannondale Professional World Tour garrafas de água 100% compostáveis. Feitas de materiais derivados de plantas, a válvula, a tampa e o corpo da garrafa são biodegradáveis. Livre de plastificantes, metais pesados e elementos químicos prejudiciais à saúde, tornando-as amigáveis ao homem e ao meio ambiente.
Iniciativas como essas são exemplos de como a indústria da bicicleta pode atuar de maneira firme para combater as mudanças climáticas e incentivar novas tecnologias que substituam outras mais arcaicas e poluentes.
Sobre a iniciativa da Trek: https://bit.ly/treksustentavel
Sobre a iniciativa da Cannondale: https://bit.ly/compostavel