Assim como na primeira edição do MTB Festival, no ano passado, a disputa de E-Bike foi a responsável por dar início ao Campeonato Brasileiro de Mountain Bike 2020 no Instituto Mairiporã, na manhã desta sexta-feira (30). Após quatro voltas completadas na pista de 4.678 m de extensão e 193 m de altimetria, que também será utilizada no XCO (Cross Country Olímpico), o mineiro Jhefferson Paiva e a fluminense Luma Diniz (4Fun Bike Center) sagraram-se campeões nacionais da modalidade.

O enredo de ambas as disputas, masculina e feminina, foi bastante parecido, com Jhefferson Paiva e Luma Diniz assumindo a liderança na primeira volta e administrando suas vantagens até o fim, sem que seus adversários conseguissem os ameaçar. Entre os homens, completaram o pódio Juliano Cocuzzi (Lar) e Diego Knob (Sense Factory Racing). Já no feminino, o top 3 teve ainda Isabella Ribeiro (Specialized Racing BR) e Stefanye Lindolfo (Time Hoffmann).

Natural de Araguari, no Triângulo Mineiro, Jhefferson Paiva contou com o apoio de seu pai para viajar a São Paulo e disputar a competição.

“Na verdade a bike que usei é do meu pai. Eu vi que ia ter o Brasileiro e comecei a treinar lá na Represa de Araguari. E a nossa sorte foi que lá também começou a chover nesses tempos, então deu uma preparada boa. É muito gratificante ser campeão brasileiro. Vim treinando mesmo com a pandemia, para o MTB Festival. Foi a primeira vez competindo de E-Bike, então foi ótimo o resultado”

comemorou Jhefferson, de 23 anos.

O ciclista mineiro começou a pedalando aos 9 anos, para competir pela primeira vez com 10, sendo líder do ranking brasileiro em sua categoria à época. Após um tempo parado, Jhefferson está voltando para as competições.

“Gostei bastante da pista, bem técnica, com descidas muito legais. Sofri mais nas subidas, porque tinha que controlar muito a roda traseira pra não escorregar, inclusive logo na largada. Quem for pedalar no final de semana vai curtir bastante”

avaliou Jhefferson.

A disputa feminina
Ciclista há apenas cinco anos, Luma Diniz, de Resende-RJ, começou a praticar o mountain bike e se adaptou com maior facilidade por ter sua origem esportiva no motocross. Após ser incentivada por vários amigos que praticavam a modalidade em sua cidade, resolveu se dedicar ao MTB.

“Comecei a treinar de um jeito certo, com treinador, e tenho evoluído bastante, não só na parte técnica e de força, mas também no treino mental também”

contou Luma, de 27 anos.

E a conquista não veio fácil. Luma levou duas quedas, uma na primeira volta e outra no Escorpião, na última volta.

“Estou muito feliz com esse título. Tem pouco tempo que pedalo, mas isso nunca foi um empecilho. Mesmo com a pandemia, eu não desanimei. Continuei treinando. Em alto rendimento, demora anos para evoluir a performance, por isso aproveitei para treinar durante esse período de pandemia, especialmente em trilhas técnicas com a e-bike”

relatou Luma.

“Esse título é muito importante pra mim. É o segundo ano de Campeonato Brasileiro de E-Bike e estou muito feliz de escrever meu nome na história. Após cair na primeira volta, mantive a calma e pensei ‘espera que ainda tem quatro voltas’. E continuei pedalando, só olhando pra frente. Fui até o fim sem olhar pra trás”

concluiu Luma.

Brasileiro de Short Track nesta sexta
No período da tarde desta sexta-feira (30), os campeões do Short Track (XCC) serão conhecidos em Mairiporã. Com transmissão ao vivo no canal de TV BandSports e também pela RedBull TV, serão realizadas as disputas feminina e masculina, às 13h e 14h, respectivamente. Entre os homens, nomes como Henrique Avancini, Luiz Cocuzzi e Guilherme Muller são os favoritos, enquanto no feminino Raiza Goulão e Letícia Cândido têm o favoritismo, com a jovem Giuliana Morgen correndo por fora, mas com boas chances de surpreender suas rivais mais experientes.

Pódio do Campeonato Brasileiro de MTB E-Bike:

1-Jhefferson Paiva – 51min39seg005
2-Juliano Cocuzzi – 52min36seg933
3-Diego Knob – 52min55seg033

1-Luma Diniz – 58min05seg916
2-Isabella Ribeiro – 1h01min00seg038
3-Stefanye Lindolfo – 1h02min33seg057

Transmissão ao vivo
Embora o evento seja completamente fechado ao público, devido às restrições por conta da pandemia da Covid-19, os brasileiros poderão acompanhar ao vivo a emoção das competições ou pela TV, nos canais Band (TV aberta) e BandSports (TV fechada), ou também pela RedBull TV. Ambas as competições do XCC e XCO (apenas elite feminina e masculina) na sexta e sábado, terão as transmissões da BandSports e da RedBull TV. Já no domingo (1º), o Downhill será transmitido pelo Bandsports e pela TV Band, às 10h.

Detalhes das pistas
As disputas do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike são realizadas em dois circuitos no Instituto Mairiporã: Uma com 4.678 m de extensão e 193 m de altimetria por volta, para E-Bike e XCO, a outra a do Short Track, com pista exclusiva para a disputa da modalidade, com a extensão de 1.680 m e 48 m de altimetria por volta.

Programação completa
A programação completa do MTB Festival 2020 está disponível no site do evento: https://mtbfestival.com.br/.

Evento fechado
As regras essenciais para a entrada na arena serão válidas para todos. O uso de máscara é obrigatório em toda a arena e durante todo o evento, e para a entrada é necessária a apresentação do exame de PCR para Covid-19

O MTB Festival tem patrocínio de Jeep e Caloi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

Edu Cara de Barro

Um apaixonado pelo ciclismo e pelas histórias que ele nos permite criar. Pedalando, busco viver experiências que inspiram, conectam pessoas e transformam vidas, sempre guiado pelo lema: criar histórias e experiências positivas com a bike.

Posts relacionados

Giro amplia linha no Brasil com novas luvas Jag, Bravo II Gel e Trixter

Com novos acabamentos para modelos consagrados, Giro aumenta aposta no mercado nacional da bike com novidades para estrada, gravel e MTB Capacetes,...

Leia tudo

Campeonato Brasileiro de Gravel 2026: Quem será nosso primeiro campeão?

O cara que é do asfalto, trilha e estradão chega a tremer de emoção com essa notícia. O Brasil está prestes a...

Leia tudo

Por que o U2e PRX é o medidor de potência que você deveria ter – segundo quem entende do assunto

“O PRX é um medidor de potência que traz uma série de soluções importantes, até para quem não tem alto nível de...

Leia tudo
Cinturato Gravel H

Conheça a nova linha dos pneus Pirelli para gravel, que acaba de chegar ao Brasil

Inovar de forma constante é uma das maiores forças da Pirelli, tradicional fabricante de pneus para praticamente todos os tipos de veículos...

Leia tudo

U2e PRX: medidor de potência fabricado no Brasil, compatível com pedais Shimano

Com alta tecnologia, U2e PRX tem preço competitivo e aposta na compatibilidade com Shimano para conquistar ciclistas que buscam desempenho e precisão....

Leia tudo

De volta à poeira de Mariana: Por que vou encarar o Iron Biker Brasil 2026 após 10 anos?

Sabe aquele pedal ou evento que você está doido pra ir, mas sempre rola algo que parece te impedir? Pois é, assim...

Leia tudo