Com vontade de Andar no Pelotão, mas tem medo de causar ou se envolver num acidente? Então está matéria é pra você. Dicas, sacadas e macetes pra Andar no Pelotão. De fato, é muito emocionante mesmo e você não pode ficar de fora.
Aprender a andar no pelotão traz uma sensação de que agora enfim, sou um ciclista de verdade.
Andar no pelotão para outros, não causa exatamente a mesma sensação. Medo, insegurança, receio de causar um acidente e machucar os outros ou se machucar.
Serei capaz de andar um dia ali com os caras?
Andar no pelotão não é um bicho de 7 cabeças, apesar de ter uma dinâmica complexa para os iniciantes posso afirmar que isso passa e logo você se habitua a entrar no bolo.
Depois que se acostumar e a sua tensão baixar vai perceber que um novo ambiente surge pra você, treinos e passeios no pelotão são dinâmicos, divertidos e também competitivos as vezes.
Dicas para te incentivar e começar a andar no pelotão.
Cuidados são sempre essenciais para manter a segurança durante os treinos e competições.
1 – Olhe à frente
Andar no pelotão requer muita atenção. Fique sempre fique atento ao que ocorre a frente do pelotão. Escrevemos um outro artigo dando dicas de como evitar acidentes.
Antecipar-se é fundamental para que você possa ver ou sinalizar obstáculos em tempo hábil para tomar uma decisão, permitindo o desvio com suavidade.
Na maioria dos casos, os acidentes ocorrem quando o ciclista desvia bruscamente de um obstáculo – manobra que pode ter efeito dominó, isto é, os que estiverem atrás não terão tempo suficiente de resposta, podendo haver um “engarrafamento” de ciclistas.
2 – Sempre olhe antes de mover-se no Pelotão
Olhe primeiro, mova-se depois. Quando andar no pelotão lembre-se que sempre vem alguém atrás de você. Mudar uma trajetória ou se reposicionar sem olhar direito pode causar uma queda generalizada.
Movimentos bruscos e inesperados podem causar sustos e problemas, seja mais sutil nas manobras e sinalizar sua intenções ajudam muito. Tenha muito cuidado para não cruzar rodas, que no ciclismo é um verdadeiro crime.
3 – Não precisa ficar colocado no ciclista da frente
Ao andar no pelotão, principalmente se estiver no meio do bolo não existe a necessidade de ficar pregado na roda do vizinho da frente. Uns bons centímetros já lhe fornecem vácuo suficiente para curtir o pedal.
Estudos mostram que em até um metro e meio o vácuo ainda faz sua mágica. Manter um pouco mais de distancia não lhe prejudica e ainda permite uma margem de manobra para você desviar a tempo de qualquer obstaculo.
Uma boa distancia ainda lhe confere mais relaxamento e menos tensão.
4- Pedalando em pé
Só tome um pouco de cuidado logo no inicio da pedala em pé. Já no primeiro ciclo de pedalada deve empurrar com força, dessa forma a bike não perde velocidade.
Se sua bike perder velocidade bruscamente o cara de trás pode lhe dar um toque e isso potencialmente termina em queda.
5- Manere no uso dos freios
Andar no pelotão pede um pouco de conhecimento da sua bicicleta, inclusive sobre a forma mais adequada de frear. Freios devem ser acionados de forma moderada, modulando sua força de forma muito cuidadosa. Evite ao máximo cravar as mãos nos freios e só faça isso como ultimo recurso.
Para desacelerar suavemente, prefira ajustar a velocidade pedalando menos ou nem pedalando. Se precisar parar por qualquer motivo gesticule e fale em voz alta e vá chegando para o lado mais seguro bem devagar.
6 – Acessórios como clipes e guidão aerodinâmico
Ideias para contrarrelógios ou triathlon. Realmente não recomendo o uso destes no pelotão, mesmo que me diga que será o ultimo do pelote.
O uso de algumas peças como essa fazem você perder consideravelmente a capacidade de manobra. E pode acreditar que o molejo sobre a bike é uma das ultimas coisas que deve perder no bolo.
Acho isso muito perigoso e fico inseguro quando vejo alguém no pelotão clipado.
7 – Escatologia – cuspe e catarro
Meu amigo, minha amiga… Ninguém merece seu cuspe ou uma catarrada. Quando precisar cuspir ou limpa o nariz, lembre-se que tem alguém ao seu lado ou atrás de você que pode ser atingido.
Coloque-se no final do pelote antes desse momento escatológico, ele é só seu. E se estiver contra o vento, poxa vida, nem preciso dizer nada, né?
E é isso. Não tenha medo e vá um dia no pelotão, comece nos intermediários e aos pouco ganhe confiança para tentar rodar nos mais velozes. É o mais próximo que um amador como nós pode chegar da emoção de uma prova.