Valorizado por uns e ignorado por outros o tempo é um dos fatores mais importantes para a avaliação e evolução de um atleta ou praticante assíduo de alguma modalidade esportiva.
No dicionário podemos constatar que o significado de tempo vem a ser: “duração relativa das coisas”, “período contínuo no qual os eventos se sucedem”, entre outros. Até mesmo as sagradas escrituras mencionam o tempo como algo importantíssimo e inerente ao ser humano (humanidade, natureza, sociedade), no livro de Eclesiastes é mencionado que há tempo para tudo, “para todas as coisas existe um tempo determinado”.
A Importância do Tempo no Ciclismo
Trazendo para nosso cotidiano esportivo, podemos afirmar que sem o TEMPO não conseguimos: evoluir, progredir, persistir e avaliar, tudo demanda tempo. Visto essa importância, decidi trazer á tona a eficácia de se entender sobre o assunto dentro de um cronograma de treino. Se pensarmos nos esportes populares de hoje em dia temos como exemplo o futebol, ciclismo, natação, automobilismo entre outros, e algo que é comum em todos: “a utilização do tempo”, como por exemplo podemos listar a utilização na prática como a “volta mais rápida, o treino intervalado, recordes por tempo e etc”.
Não adianta ter o melhor treinador, o melhor equipamento, a melhor disposição se você não separar o seu TEMPO para colocar tudo em prática e além disso entender que existe um tempo para cada indivíduo evoluir dentro de sua modalidade. Alguns evoluem mais rápido, outros mais lentamente, mas se todos se dispuserem a dar TEMPO ao TEMPO todos conseguirão progredir.
O grande problema é que estamos vivendo o imediatismo da sociedade atual, e isso acontece até mesmo no esporte, atletas que começam a treinar “ontem” e já querem resultado “hoje”. Como profissional formado e atuando na área de assessoria em desportos pude observar ao longo dos anos que existe uma lacuna dentro do processo de desenvolvimento de um atleta ou um praticante de atividade física que quer evoluir dentro de sua prática esportiva, essa lacuna chama-se TEMPO!
- Meia de Compressão para Ciclistas: Recuperação Pós-Treino Acelerada 2024
- Entendendo as Métricas de Treinamento para Ciclismo com Medidores de Potência
- O que é FTP no ciclismo: Descubra o que é FTP e Aprenda a Calcular o Seu
- Suplementos Ciclismo: Top 5 Suplementos para Ciclistas 2024
Muitas pessoas fazem até o protocolo de atividades propostas de forma correta, como exemplo, vou citar o ciclismo: pense em um treino INTERVALADO (aquecimento 30’ + 4 tiros de 10’ na zona 4 com 10’ de recuperação entre eles), percebe-se que há tempo inserido em todo o treino, do seu inicio até o fim. Esse protocolo de treino gera uma boa evolução, porém você precisa entender que há um tempo para cada coisa. Algumas pessoas fazem uns 3 modelos de treino (desse listado acima) e se consideram aptas a se inserirem em um pelotão (grupo de atletas) de alto nível, só por terem cumprido um período de protocolo de treino. Mas a verdade é que tudo que fazemos com nosso corpo geram adaptações, reações, mudanças, estímulos e muito mais, e algo de suma importância é a recuperação.
Atletas atuais, na maioria dos casos “amadores”, treinam muito e esquecem que o corpo precisa do tempo de recuperação. Tão importante como fazer um treino de força, resistência ou potência é também fazer o tempo de treino recuperativo (recovery, regenerativo). E dentro dessa recuperação o TEMPO tem total importância, pois dependendo do estímulo dado no treino anterior o seu tempo de descanso ativo pode ser mais curto ou mia longo. Um fato que não podemos deixar de considerar que nosso corpo é “renovável”, nossas fibras se quebram e se reconstituem mais fortes, mas robustas, mais potentes e mais adaptáveis a várias nuances, porém não é com um dia ou uma semana que isso acontece na sua integridade, esse processo leva meses e até anos. Então quando for começar um novo período de treino tenha em mente que todo trabalho valerá a pena, mas se antes de tudo você delimitar o TEMPO ao TEMPO.
Os grandes atletas que vemos fazendo proezas no esporte já treinam há muito tempo, a evolução pode vir para todos mas o que é preciso é “paciência”, chamamos paciência aqui de TEMPO. FAÇA SEU TREINO BASE NO TEMPO CERTO, USE O TREINO ESPECÍFICO DENTRO DO SEU TEMPO E EVOLUA COM O TEMPO!